VOLTAR PÁGINA 

Serpente de fogo

[

Fonte: Wikimedia, 2017.

Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Youths_Playing_Red_Rover.jpgAcesso em 06 de Janeiro de 2020.

Sobre esta brincadeira:

A lenda no Norte e Nordeste: De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas contra as pessoas que provocam queimadas. O boitatá vive dentro dos rios e lagos, e sai de seu “habitat” para assombrar e queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.

A lenda no Sul: A explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.

Como brincar:

Material: Uma bolinha macia de meia, jornal, etc.

Fazer uma fila com todos que estão brincando, um segurando na cintura do outro, formando uma serpente. Um dos participantes fica de fora. Ele será o caçador. O caçador vai batendo a bolinha no chão, circulando a serpente. Até que arrisque acertar a bolinha nos pés da última criança da serpente. Se for atingido, esta passa a ser o caçador e quem era o caçador assume o posto na frente da serpente.


VOLTAR PÁGINA

Última atualização: sexta, 17 Jan 2020, 13:05